Casa antiga num bairro residencial, fachada com varanda e arcada, muitas plantas e flores no jardim. Quem olha rapidamente pode achar que está vendo mais uma daquelas casinhas de vó que ainda sobrevivem em alguns bairros da cidade. Mas se você olhar com mais atenção, vai perceber que pela lateral da casa se estendem fileiras e mais fileiras de verduras, plantadas em vasos, garrafas e tubos no chão e pelas paredes, até lá em baixo, no fundo do quintal.

Foto: Dionizio Bueno
Você está diante da Urban Farm Ipiranga, uma horta urbana onde se produzem frutas e verduras orgânicas bem no meio da capital. Funcionando desde novembro de 2017, essa horta produz hoje em torno de 25 cestas de produtos orgânicos por semana. Em outras palavras, graças a uma iniciativa como esta, 25 famílias da região podem comer alimentos sem nenhum veneno, cultivados localmente, comprando-os direto do produtor.
César Moreira, idealizador da Urban Farm Ipiranga, é quem faz praticamente toda a lida da horta, além de entregar em domicílio boa parte da produção. Aos sábados é possível comprar os alimentos no local, o que é também uma ótima oportunidade para conhecer o espaço.

Foto: César Moreira
É uma bela demonstração de como é possível aproveitar bem um quintal para produzir alimentos, mesmo tendo parte dele coberta por cimento. Projetos como este são alternativas concretas e viáveis para evitar a formação de desertos alimentares. Vale a pena conhecer, apoiar e, quem sabe, até mesmo iniciar um projeto semelhante na sua região.

Foto: César Moreira
Em breve, por meio de uma parceria com o BiciCarreto, os produtos da Urban Farm Ipiranga serão entregues também em bicicletas. Sem consumir uma única gota de gasolina nem emitir fumaça, chegarão diretamente do produtor até as casas das pessoas.
Pingback: agricultura urbana em Osasco | Bicicarreto